HomeBem estarAuto estima

Aprenda como gostar de si mesmo

Será que ficar repetindo eu me amo... eu me amo... vai resolver o meu problema? Você de bem com você mesmo A auto estima é essencial para termos uma

Faça este teste e veja como está sua auto estima
3 padrões de personalidade que afetam sua auto-estima
Como ser mais confiante em si e conquistar auto estima

Será que ficar repetindo eu me amo… eu me amo… vai resolver o meu problema?

Você de bem com você mesmo

A auto estima é essencial para termos uma vida satisfatória e ela influencia diretamente em nossos afazeres: afeta a maneira como lidamos no trabalho, no amor, com nossos entes queridos e com os outros.

De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto aquele que fazemos de nós mesmos. Quem e o que nós achamos que somos determina nossas atitudes frente às situações da vida diária.

Quem é você

Os sentimentos componentes da auto estima são: competência pessoal e valor pessoal, ou seja, é a soma da autoconfiança e do auto respeito. Estes sentimentos mostram como vamos lidar com os desafios da vida e com o direito de sermos felizes.

Aprender a defender nossos próprios interesses e necessidades além de entender e dominar os problemas são capacidades que somente a auto estima nos dá.

Aumentando a auto-estima

A Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde, diz que:“É essencial orientar nossos pensamentos, emoções e atitudes a comportamentos que nos valorizem e sejam direcionados às nossas necessidades. Se você identifica um pensamento ou emoção que te faz mal e continua tendo atitudes condizentes com este pensamento, você está indo em direção contrária ao aumento da auto-estima. É o que chamamos de auto-boicote.”

A psicoterapia é um tratamento aliado da auto-estima, pois diagnostica pensamentos, sentimentos e padrões de comportamentos que podem estar minando a auto-estima.

“Muitas vezes, ter auto-estima é confundido com ser egoísta, o que não tem fundamento, pois ser egoísta é visar o bem próprio em prejuízo do outro. A questão aqui não é o outro e sim o auto-respeito, como forma de resgatar suas capacidades e aumentar sua auto-estima“, complementa ela.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0