HomeBem estarFitness

Treino na escada é eficaz para o cardiorespiratório

O treino na escada tem diversas funções, mas uma delas é a melhor. Entenda. Treino na escada Você utiliza o treino na escada para qual objetivo? Gan

Transforme sua cozinha em farmácia utilizando temperos
4 passos para perder a barriga no inverno
10 alimentos que controlam o colesterol alto

O treino na escada tem diversas funções, mas uma delas é a melhor. Entenda.

Treino na escada

Você utiliza o treino na escada para qual objetivo? Ganhar massa muscular nas coxas e glúteo ou para aprimorar seu condicionamento cardiorrespiratório? Se você tem essa dúvida, leia a seguir a real contribuição do treino na escada para cada um desses objetivos.

Hipertrofia “versus” condicionamento cardio respiratório

A resposta para essa pergunta é simples e direta: O treino na escada é mais eficaz para você melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório do que promover uma hipertrofia muscular eficaz. Isso se deve a característica cíclica do treino em escada, isto é, você está em constante movimento. Além disso, suas fibras musculares se acostumam rapidamente ao estímulo do treino da escada.

Como um dos principais mecanismos da hipertrofia muscular é o tempo que músculo permanece sob tensão sobre uma carga, chega um momento em que a falta dessa sobrecarga no treino na escada não induz a sinalização eficaz para os ganhos de hipertrofia.

Dicas de treino

Utilize a escada para melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório da seguinte forma:

• Realize treinos intervalados, utilizando a relação 1:1 ou 2:1 entre tempo de esforço e descanso. Essa característica de treino intervalada aprimora seu condicionamento cardiorrespiratório rapidamente.

• Realize treinos contínuos e use como parâmetro sua “fala”. Basicamente, se durante o treino você consegue emitir uma frase longa, seu ritmo está abaixo do que realmente é capaz de realizar. Mas se conseguir falar umas breves palavras: “Olá, tudo bom?” isso é um sinal de esforço moderado no qual suportará por 20 a 30 minutos, tempo ideal para aprimorar seu condicionamento cardiorrespiratório.

O impacto no comportamento e na saúde

A melhora do condicionamento cardiorrespiratório é o principal benefício que se obtém com o treino na escada. Contudo, você pode obter ganhos adicionais de hipertrofia muscular na musculatura da coxa, se associar o treino de escada ao final de um treino de musculação para a região da coxa. Já para os glúteos, o treino de escada não é eficaz, pois o glúteo é pouco exigido para realizar a extensão do quadril ao subir os degraus da escada.

O correto, então, é utilizar a escada para melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório. Por meio da melhora desse parâmetro, você executa as suas atividades cotidianas com mais independência, bem como se previne de doenças mentais, como a doença de Alzheimer.

Por isso, sempre consulte um(a) professor(a) de Educação Física para te orientar. Bons treinos!

Equipe Comportamento e Saúde (Willian C. Amaral)

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0