HomeBem estarAuto estima

Conheça 6 regras básicas para elevar sua auto estima

Se você tem consciência que existe algo para melhorar em si, mude já o seu comportamento, eleve o seu nível de auto-estima e atinja um melhor nível de

Qual nação possui maior nível de auto-estima?
A autoestima reflete em cada um de forma diferente
Avalie sua auto estima e identifique sinais negativos

Se você tem consciência que existe algo para melhorar em si, mude já o seu comportamento, eleve o seu nível de auto-estima e atinja um melhor nível de saúde mental.

A auto-estima é considerada uma das bases para a formação da Depressão, portanto a Psicologia Moderna, possui um consenso sobre quais as atitudes e comportamentos mais adequados para se vencer a luta contra o nível baixo de auto-estima. Veja:

Examinar o seu passado

  • Esse é um passo crucial para elevar a auto-estima. Ao fazer essa retrospectiva, é possível perceber que que alguns erros do passado podem ser corrigidos e outros não. Ao deparar com o que não pode ser mudado, o melhor a fazer é aceitar a situação, esquecer esses erros e se concentrar apenas no que pode ser melhorado.

Achar um meio termo

  • Quem sofre de baixa auto-estima costuma seguir a linha de pensamento do “tudo ou nada”, ou seja: se uma tarefa realizada não saiu perfeita, foi um tremendo fiasco. Há uma grande diferença entre dizer “Eu fracassei três vezes” e “Eu sou um fracasso”. Segundo psicólogos, é preciso se esforçar para encontrar um meio termo. Uma tarefa que não saiu perfeita dessa vez pode ser melhorada ao futuro.

Dar um sentido à vida

  • Um estudo do Instituto de Envelhecimento da Univerdidade da Flórida concluiu que pessoas que dão um sentindo à vida, prestando serviços comunitários ou investindo numa segunda carreira, se sentem mais satisfeitas consigo mesmas e apresentam auto-estima elevada e estável.

Focar os aspectos positivos

  • A pessoa que sofre de baixa auto-estima tende a concentrar sua atenção apenas nos aspectos negativos de determinada situação. Se o chefe menciona os pontos forte e fracos de um projeto apresentado, por exemplo, ela vai lembrar e remoer apenas as críticas, ignorando os elogios. Ao se encontrar nos pontos positivos, a percepção do indivíduo sobre a mesma situação muda para melhor.

Comentar com a família e os amigos as realizações positivas

  • Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, da Associação Americana de Psicologia, concluiu que alardear o próprio sucesso ajuda a reforçar a autoconfiança e a elevar a auto-estima e neutraliza os pensamentos de autodepreciação.

Fazer ginástica

  • Vários estudos mostram que a prática regular de exercícios ajuda a elevar a auto-estima. Numa pesquisa da Universidade do Arkansas (EUA), um grupo de estudantes que começou a praticar exercícios regularmente passou a ter uma percepção mais positiva de si próprio. Outro estudo da Universidade de Illinóis, concluiu que a ginástica aumenta a auto-estima dos praticantes porque melhora a saúde e a qualidade de vida em geral.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0