HomeBem estarAuto estima

Mulheres com câncer crescem depois do problema

Depois do diagnóstico muitas mudanças, elas passam a dar mais valor à vida e ficar mais próxima da família. Crescimento pós traumático Embora um dia

Homens com tarefas domésticas ficam mais felizes
Do que você precisa para ser feliz?
Aprenda como gostar de si mesmo

Depois do diagnóstico muitas mudanças, elas passam a dar mais valor à vida e ficar mais próxima da família.

Crescimento pós traumático

Embora um diagnóstico de câncer de mama possa ser umanotícia devastadora, algumas mulheres encontram um crescimento pessoal positivo ao passar pela experiência.

A maioria das pessoas já ouviu falar de estresse pós-traumático, mas um novo conceito, conhecido como “crescimento pós-traumático”, vem sendo notado: são as mudanças psicológicas positivas de uma pessoa que passa por uma história de superação.

Perigo ou oportunidade?

O novo estudo foi feito com cerca de 700 pacientes com câncer de mama. Os pesquisadores descobriram que, em média, as mulheres relataram o crescimento pessoal no próprio ano do diagnóstico ou pouco depois disso. Foram relatados atos que vão de “valorizar mais a vida” a “sentir-se mais próxima da família e de amigos”. Veja a posição dos especialistas:

  • “Não é apenas otimismo. Não foram só as mulheres que tendem a ver o copo meio cheio que apresentaram crescimento”, explica a pesquisadora Suzanne Danhauer (professora do Wake Forest Baptist Medical Center);
  • “Trabalho com mulheres com câncer de mama há algumas décadas e já ouvi muitas dizerem: Se tiver que passar por isso, vou me certificar de tirar algo de bom da experiência”, conta a médica Mary Jane Massie (psiquiatra do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering).

O impacto no comportamento e na saúde

“É extraordinário a reação que algumas pessoas passam a ter perante um dificuldade extrema. Elas o vêem como um desafio e direcionam o foco de toda a sua atenção de vida para o problema. Finalmente, após um período de desgaste e superação da dificuldade acabam experimentando uma das mais raras sensações existentes no mundo: o orgulho próprio. O conjunto de toda esta experiência é transformador”, afirma o Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde).

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0