HomeFamíliaInfância

Bullying gera estresse no contexto escolar

O bullying é uma situação agressiva e desagradável que ocorre repetidas vezes contra a mesma criança, explica o Dr. Sandro Tubini, psicólogo.

30% das gestantes sofrem de ansiedade e depressão
Afogamento aumentam quando pais mexem no celular
Excesso de proteção faz mal aos filhos?

Bullying na escola

O bullying desencadeia nas vítimas uma série de traumas que afetam todo o curso normal de desenvolvimento que tenta-se proporcionar aos filhos. Entenda, com ajuda de especialistas, como esta agressão é percebida pela vítima e pelos observadores que cercam a situação.

Todos os dias, alunos do mundo todo sofrem com um tipo de violência que vêm mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até a bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de Bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde leves transtornos psíquicos até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

“De forma geral, o senso comum cita esta problemática como problemas na auto-estima tanto no agressor quanto na vítima, mas não é apenas isso. O que ocorre na verdade na mente de uma criança vítima desta agressão é uma seqüência violenta e ininterrupta de estímulos conhecido também como Estresse ou Trauma e que dependendo do grau, influencia o curso normal de desenvolvimento. Esta situação ANORMAL causa uma interrupção ou inibição no desenvolvimento da personalidade da vítima e poderá comprometer seriamente a formação de sua personalidade e, por conseqüência, toda a sua vida futura”, explica o Dr. Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde).

O Bullying se apresenta de várias formas. Veja abaixo as principais maneiras que o seu filho pode ser abordado na escola:

  • Ofensas;
  • Gozação;
  • Agressão;
  • Isolamento;
  • Humilhação;
  • Discriminação.

Veja os números:

  • 34% dos jovens entrevistados, adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, afirmam já terem sido vítimas de algum tipo de violência na escola;
  • 63% deles relatam ter testemunhado a agressão de alguns colegas.

“Muito pouco se fala sobre as questões psíquicas que envolvem diretamente o Bullying. O sofrimento vivido pelas vítimas desta agressão causam um elevado nível de Estresse. O Estresse por sua vez é uma psicopatologia que pertence ao grupo dos Transtornos de Ansiedade e portanto, os pais e professores, devem ficar atentos, para a ativação de mecanismos antibullying e imediato tratamento psicológico, a conhecida psicoterapia. Quanto a interação medicamentosa, não se torna necessário na maioria dos casos, porque é uma circunstância causal cujo prognóstico é positivo se tratado no inicio”, completa a Dra. Daniele N. Tubini, psicóloga e psicoterapeuta da Clínica de Comportamento e Saúde.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0