Cuidado com o consumo de sódio em alimentos industrializados

Cuidado com o consumo de sódio em alimentos industrializados

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O sal é fundamental para nosso organismo, mas seu excesso é extremamente prejudicial. Tudo em excesso é nocivo Com o estilo de vida moderno, muitas fa...

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O sal é fundamental para nosso organismo, mas seu excesso é extremamente prejudicial.

Tudo em excesso é nocivo

Com o estilo de vida moderno, muitas famílias sofreram mudanças acerca da alimentação. A busca por maior praticidade rapidez durabilidade facilitou o acesso aos alimentos prontos para o consumo que por sua vez leva a um aumento na ingestão de refeições mais gordurosas, como também o excesso de açúcar e sódio.

Os alimentos industrializados apresentam alto teor de sódio, e o consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao desenvolvimento das doenças cardíacas como a hipertensão arterial, problemas renais e outras relacionadas a circulação sanguínea.

Devemos tomar cuidado com o sal escondido por ai nos diversos produtos alimentícios, por isso fique atento aos rótulos. Portanto, o sódio é amplamente utilizado pela indústria alimentícia com a função de conservante.

O Ministério da Saúde e ABIA (Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação) assinou um acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como sopas instantâneas, queijo muçarela, presunto, embutidos linguiça, salsicha e outros alimentos processados e mantidos em temperatura ambiente e sobre refrigeração.

A medida visa unir esforços para implantar ações que vão à busca de estilos de vida mais saudáveis para toda a população brasileira. A estimativa do Ministério da Saúde é retirar 9 mil toneladas de sódio dos alimentos até 2020.

O impacto no comportamento e na saúde

Você pode ter uma vida mais saudável se você alterar alguns comportamentos. Veja:

  • Retire o saleiro da mesa;
  • Prefira temperos naturais como: cebola, alho, coentro, limão, pimentão, tomate e ervas aromáticas (orégano, manjericão, salsa e agrião);
  • Leia atentamente os rótulos verificando se contém sódio. Prefira aqueles que contém quantidades inferiores a 400 mg de Na (sódio) por 100 mg ou ml do produto.

Equipe Comportamento e Saúde

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