HomeBem estarFitness

Musculação pode ser feita após pilates

Realizar a musculação após a aula de pilates pode ser a melhor estratégia para atingir os seus resultados. Musculação pós pilates Muitos alunos têm

Iogurte desnatado reduz a chance de hipertensão
5 erros do treino abdominal
Conheça as frutas com as maiores taxas de agrotóxicos

Realizar a musculação após a aula de pilates pode ser a melhor estratégia para atingir os seus resultados.

Musculação pós pilates

Muitos alunos têm questionado sobre a possibilidade de realizar a musculação após uma aula de pilates. A resposta para essa pergunta é – DEPENDE – pois vários fatores podem influenciar nesta reposta e entre eles, eu destaco: a frequência semanal, o tempo de treino e até mesmo os objetivos.

Contudo, para me entender melhor, acompanhe o raciocínio abaixo baseado na frequência semanal para entender melhor essa relação entre pilates e musculação.

Musculação x Pilates

Talvez a sua dúvida em realizar a musculação após a aula de pilates seja porque os estímulos físicos realizados nesta atividade se assemelham aos estímulos físicos da musculação. Sim, isso é verdade! Mas se pensarmos nas bases fisiológicas do treinamento, existe um conceito que diz o seguinte: “Tão importante quanto treinar é descansar do estímulo desse treino”.

Em termos práticos, se você treinar a musculação no mesmo dia em que realizou a aula de pilates, seu organismo irá se recuperar de modo mais eficaz, à medida que descanse no dia seguinte.

Por outro lado, se você treinar assim:

  • Segunda-feira: musculação;
  • Terça-feira: pilates;
  • Quarta-feira: musculação;
  • Quinta-Feira: pilates;
  • Sexta-feira: musculação.

Veja que nessa situação você treinará estímulos fisiológicos semelhantes um dia após o outro. Isso diminui as chances de atingir seu objetivo, pois o seu organismo não terá tempo suficiente para se recuperar de forma eficaz entre as sessões de treino.

O impacto no comportamento e na saúde

Realizar a aula a musculação após a aula de pilates é possível desde que você respeite o princípio de treino e recuperação ideal entre as sessões de treino. Se você tem uma frequência de 3 vezes na semana realize a aula de pilates e a musculação nos mesmos dias, por exemplo segunda, quarta e sexta feira.

Agora, se você costuma ir mais de 3 vezes na semana a academia, reduza o número de treinos na musculação ou a quantidade de aula de pilates para que seu corpo não sofra com o excesso de treino, o qual traz prejuízos físicos, como as lesões articulares, e prejuízos comportamentais, como a estafa mental pelo excesso de treino.

Por isso, sempre consulte um(a) professor(a) de Educação Física para te orientar. Bons treinos!

Equipe Comportamento e Saúde (Willian C. Amaral)

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0