HomeBem estarFitness

Hipertrofia muscular com exercícios de base instável

Vale a pena realizar exercícios em base instável para aumentar o volume e a definição do seu músculo?

Batata frita tem substância cancerígena ativada pelo óleo
Top 4 exercícios para glúteos definidos
Só 18% das mulheres percebem quando são paqueradas

Hipertrofia muscular em base instável

O aumento do volume muscular (hipertrofia) é um dos objetivos mais desejados das pessoas que realizam a musculação. Existem algumas estratégias clássicas para atingir esse objetivo, contudo a utilização de bases instáveis cresce nas salas de musculação como uma alternativa para atingir a hipertrofia muscular. Mas será que as bases instáveis são efetivas para aumentar seu volume muscular? A resposta é: NÃO!!

Entenda

Realizar exercícios em bases instáveis NÃO é o mais eficiente para a hipertrofia, pois nesses exercícios ocorre uma grande ativação dos músculos do core (ex. abdominal) para estabilizar o movimento. A ativação dos músculos do core induz uma redução significativa da tensão dinâmica do músculo alvo (ex: Peitoral no Supino), que por sua vez gera menos respostas celulares adaptativas para a hipertrofia deste músculo.

Não acredita?

  • Anderson e Behm (2004) constataram uma redução de 59,6% na produção de força do peitoral ao executar o supino reto numa base instável em relação ao supino reto na base estável;
  • McBride e cols. (2006) demonstraram uma redução de 45,6% na produção de força dos músculos da coxa ao executar o agachamento numa base instável em relação ao agachamento numa superfície estável.

O impacto no comportamento e na saúde

A exceção do abdômen, para aumentar a sua massa muscular (hipertrofia) com segurança e eficiência, realize exercícios em bases ESTÁVEIS, pois assim você direciona o máximo possível da força para o músculo alvo. Por outro lado, exercícios em bases instáveis além de diminuírem a força para o músculo alvo, aumentam o risco de você se machucar caso perca o equilíbrio durante a realização do exerício. Consulte um professor de Educação Física para te orientar e treine REGULARMENTE. Bons treinos!

Saiba mais: Fitness: 7 exerícios que trabalham o abdômen

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0