HomeAuto estimaDepressão

A felicidade permeia desde a frustração até a resiliência

"O segredo da felicidade está em saber lidar com os fracassos, a ponto de você não se importar mais com eles", explica o Dr. Sandro Tubini.

A diferença entre o otimista e o pessimista
A armadilha de se viver em busca do prazer
Como funciona a mente de quem tem baixa-estima

Frustração e Resiliência

A frustração e a resiliência são dois conceitos muito importantes para a vida, pois eles representam a base para uma vida de sucesso emocional.

Basicamente, a frustração representa o incomodo causado por uma realidade insatisfatória, enquanto que a resiliência representa o poder de recuperação perante a este incomodo. Em outras palavras, tudo isso é a capacidade de se conseguir praticar o proverbio popular “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Sonho não realizado? Não desista

Todos nós temos ideais ou sonhos a serem realizados, mas durante estas tentativas é possível que hajam falhas, pois nem sempre alcançamos o objetivo na primeira tentativa. Por isso não desista.

Decepções e falhas acompanham a vida de quem luta pelos seus sonhos, eu sei que não é fácil. Além do que, a dor e a desesperança surgirão com frequência nas situações em que não obtiver o êxito. Eis um exemplo bem comum de uma dúvida existencial: “Por quê comigo?”

Perseverança

De acordo com o Dr. Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta, a perseverança é melhor forma de lidar com a infelicidade. Segundo ele:

“O objetivo é não desistir e sim, suportar a dor das tentativas fracassadas e acreditar que um dia dará certo, pois o segredo da felicidade está em saber lidar com os fracassos, ao ponto de você não se importar mais com eles”, explica o Dr. Sandro Tubini.

Enfim, da frustração até o ápice da resiliência existe um longo caminho que não será atenuado, mas sim deverá ser enfrentado com todas as forças, pois receber um “não” da vida é apenas um sinal de que seu sonho é grande e que merece ser sonhado.

Veja como ocorre a frustração na infância e porque ela deve ser enfrentada

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kPxHSpnZQDA[/youtube]

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0