HomeBem estarFitness

5 fatos sobre transpiração e suor que você deve saber

É na estação mais quente que nos ocorre a sudorese, a conhecida transpiração ou suor. Suar emagrece? Não. Isto é um mito e uma má interpretação. Sua

Os benefícios da natação para bebês
Alongamento estático realmente funciona?
Alimentação na dose certa colabora com a saúde

É na estação mais quente que nos ocorre a sudorese, a conhecida transpiração ou suor.

Suar emagrece?

Não. Isto é um mito e uma má interpretação. Suando, você perde água e sais minerais, mas não calorias. Portanto ficar sob o sol ardente ou na sauna apenas irá fazê-lo transpirar mais, mas não necessariamente o fará perder quilos.

Eu transpiro mais do que a maioria das pessoas. Por quê?

Isso depende do organismo de cada um, pois o suor é um mecânismo de resfriamento do corpo que serve para equilibrar a temperatura e cada pessoa possui uma temperatura corporal. É comum transpirar mais no verão e durante atividades físicas. No entanto, existem pessoas que sofrem de hiperhidrose, que é uma alteração no sistema nervoso que faz com que se sue mais do que o normal nas mãos, nos pés e nas axilas.

Por que os obesos suam mais?

Esta pergunta se encaixa com a resposta anterior. No caso do obeso, ocorre o suor pelo fato da gordura reter o calor e para se refriger, o corpo se cobre literalmene de água.

A alimentação influência no suor?

Sim. De duas formas, tanto na quantidade como na qualidade do suor. A ingestão de alimentos à base de água podem influenciar na quantidade de líquidos do corpo, o que pode incorrer em maior transpiração. Ao mesmo tempo, a ingestão de alimentos como alho, enxofre, cebola ou muitas proteínas podem deixar o odor corpral mais intenso.

E quando cheira-se mal mesmo com desodorante?

Uma novidade: o suor humano originalmente não tem cheiro. O odor “pesado” é resultado da ação de bactérias presentes na pele. O uso de sabonetes antissépticos na região é uma boa opção para o mau odor e deve-se também verificar a alimentação, conforme destacado anteriormente.

Equipe Comportamento e Saúde

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0